Marketing Analytics – Métricas para Decisões Estratégicas

Modalidade

Online

Data

05-06, 12-13 e 19 de maio 2025

Duração

Seg e Ter: 18h30 às 22h30

Carga Horária

20 horas

Em um cenário cada vez mais orientado por dados, profissionais de marketing precisam dominar mais do que criatividade — é essencial desenvolver uma visão analítica capaz de conectar ações às decisões estratégicas.

E, para atender esta necessidade do mercado, o curso Marketing Analytics Estratégico prepara os alunos para transformar dados em inteligência prática, permitindo mensurar o impacto real das campanhas, otimizar investimentos e fortalecer a tomada de decisão baseada em evidências.

Ao integrar métricas de marketing aos resultados do negócio, você garante mais eficiência e assertividade na alocação de recursos, com foco em rentabilidade e impacto direto nos resultados.

Destaques do Curso

O curso oferece uma abordagem prática e estratégica sobre como utilizar métricas de marketing para tomar decisões mais assertivas e embasadas em dados. Os participantes aprendem a avaliar o desempenho das ações de marketing com base em indicadores reais, conectando essas ações aos resultados financeiros.

Outro diferencial está na proposta de desenvolver um sistema personalizado de métricas, aplicável à realidade de cada profissional, permitindo mais controle sobre investimentos, argumentação com dados e visão de longo prazo.

Este curso integra o Programa de Extensão da Fucape, e ao final, os participantes estarão preparados para transformar sua atuação com o uso estratégico de dados, ampliando sua capacidade de análise, justificativa de investimentos e impacto sobre os resultados.

Formato e conteúdo do curso

Pensado para se encaixar na rotina profissional, o curso é ministrado na modalidade online ao vivo, com carga horária de 20h de aula distribuídas em 5 encontros de 4h cada. Você vai interagir em tempo real com o professor e colegas, trocando ideias e resolvendo desafios práticos. As aulas acontecem às segundas e terças-feiras, das 18h30 às 22h30.

A metodologia combina teoria aplicada com estudos de caso reais e exercícios voltados para a prática de mercado. Aprenda a estruturar seu próprio sistema de métricas, interpretar dados, testar campanhas e tomar decisões com muito mais segurança.

Módulos:

Módulo 1: Introdução às métricas e capacidades analíticas em marketing

Módulo 2: Customer Analytics e personalização de estratégias com dados

Módulo 3: ROI de Marketing e otimização de investimentos

Módulo 4: Experimentos de mercado e análise de dados não estruturados

Módulo 5: Desenvolvimento de um sistema de métricas estratégico

Pilares Conceituais

  • Marketing orientado a dados
  • Métricas e indicadores estratégicos
  • Customer Analytics e segmentação
  • ROI de Marketing e alocação eficiente
  • Testes A/B e experimentos de mercado
  • Análise de dados não estruturados
  • Sistemas de métricas personalizadas
  • Tomada de decisão baseada em evidências

Principais competências oferecidas

Ao final do curso, você vai:

  • Saber quais métricas realmente importam para cada estratégia;
  • Relacionar seus investimentos em marketing aos resultados financeiros da empresa;
  • Calcular e comunicar o ROI das suas campanhas com clareza;
  • Analisar o comportamento dos seus clientes com base em dados reais;
  • Criar um sistema próprio de métricas para apoiar suas decisões com segurança.

R$ 1.800,00

ou 4x

de R$ 450,00

Vitor Azzari Vieira

PhD em Estratégias de Marketing

Professor Associado da Fucape Business School. Doutor em Administração pela FGV EAESP, com período na Arizona State University. Atuou como docente na UFES e em MBAs da FGV. Tem experiência em estratégias de marketing, analytics, finanças e experimentos, com pesquisas em branding, negócios internacionais e métricas de marketing.

Perguntas Frequentes

E se eu precisar cancelar?

Caso a solicitação de cancelamento seja feita pelo discente até 03 (três) dias úteis antes do início efetivo das aulas, o discente estará sujeito a uma multa no valor de 10% (vinte por cento) sobre o valor do curso, sendo restituído 90% (oitenta por cento) em até 10 (dez) dias úteis após o envio dos dados bancários para devolução.

E se a Fucape cancelar?

Se o cancelamento for realizado pela Fucape devido ao cancelamento da turma, será feita a restituição integral do valor já pago à Fucape. A devolução ocorrerá dentro de 10 (dez) dias úteis após o envio dos dados bancários.

Conheça também